BannerFans.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como pintar rodas de carros (Alumínio)

Olá pessoal!

Sou novo nesse ramo de blog, mas gostaria de compartilhar meus poucos conhecimentos em diversos
tipos de serviços e reparos, como Pintura de veículos ( para amadores ), reparos mecânicos, residenciais, etc... .
Gostaria de iniciar com uma arte que fiz com as rodas do meu escort XR3. Elas estavam detonadas, com o auxílio de pequenos "xixís" do meu cachorro. Fiz algumas fotos durante o processo e postarei com comentários dos processos executados. Vocês irão precisar dispor de algumas ferramentas imprescindíveis para a execução do trabalho.São necessárias um compressor de ar, pistola de pintura, uma lavadora de alta pressão, espátula, escova de aço, lixas e os materiais usados para a pintura como, Wash prime fundo fosfatizante, primer PU ou universal, tinta (na minha escolha foi a Prata Lunar, mais convencional) e verniz.

Segue fotos


                                                         Esse é o meu compressor de ar

                                             
                                           Pistola de pintura tipo sucção Wimpel MP 41
                                          Lavadora de alta pressão ( genérico da WAP...rsrsrs )


Minhas rodas estavam bem detonadas na parte da pintura, porém sem defeitos nas bordas, do tipo que se arruma quando atropela uma guia...rsrs








Vamos as imagens do início do trampo.
Começaremos aplicando um produto que adianta demais nosso serviço: O Removedor pastoso.
Existem varias marcas no mercado, de ótimas qualidades e diferentes preços...escolha o seu preferido, pois o resultado quase sempre é o mesmo.




Aplica-se com um pincel uma camada bem generosa, diferentemente de quando usamos o pincel para pintar, que deixamos uma camada uniforme.
Esse processo facilita a remoção da tinta com maior facilidade


 Depois de aplicado, aguarda-se por volta de 10 a 15 minutos para que o produto faça seu trabalho


Aqui ele já está reagindo, fazendo a tinta soltar-se de uma maneira inacreditável


Mais fotos mais á frente...muito sono

E ai rapa? Voltei para terminar o post, após ver o meu Tricolor mutilar a Portuguesa no Morumbi hoje, sabadão, as 18:30.
Mas como o papo aqui é pintura de rodas, mãos á obra.
Após agir por 10/15 minutos, hora de ver o resultado. Entra em cena a espátula, ou qualquer outro objeto que facilite sua vida na hora da retirada da camada de tinta que já está solta da roda.
Feito isso, utilize a lavadora para efetuar a limpeza da roda, sem esquecer dos cuidados para não ser atingido pelo produto...queima bastante.

                       Veja no chão a tinta velha, como sai com facilidade após o uso da lavadora


Ficou quase zerada

 Essa é uma das duas rodas que fiz...esse tom de marrom é o que não saiu com o removedor, por tratar-se da roda dianteira, que sofre com altas temperaturas ocasionados pelas frenagens, deixando aquele pó preto das pastilhas.



essa é a traseira já quase limpa só com o uso do removedor...



Nessas duas fotos já fora aplicado a correção com lixas...no caso usei lixas d´água 180, 240 e 300 respectivamente e com suavidade, para não causar riscos profundos no alumínio.
Agora podemos aguardar pela secagem das peças...ai é utilizar o método que você tiver disponível... seja no sol, soprando com o compressor, ao vento, etc.
O método não importa, e sim o resultado final, pois o próximo passo será o empapelamento. Estando a borracha úmida, a fita adesiva não gruda.
É claro que seria menos trabalhoso se retirássemos os pneus, mas não faz mal uma economia. Fora que, por ser um hobby, as dificuldades tornam-se prazer



Aqui as crianças já estão prontas para tomarem um banho de vida nova e de muitos olhares de admiração.
Utilizaremos a seguir um produto que auxilia na aderência de PUs e tintas aplicadas sobre o alumínio chamado "Wash Primer fundo fosfatizante. Nesta página  você encontrará a ficha técnica do produto da Sherwin Willians. É só para se ter uma noção, um conhecimento sobre o produto. Existem várias marcas disponíveis e vai do seu bolso. Não é propaganda da Sherwin Willians também...rsrs
No entanto que, o que utilizei era de outra marca...achei interessante postar a ficha técnica do Wash.


A mistura é feita na proporção de 2/1, ou seja, 2 partes de wash primer para 1 parte de endurecedor.
O Wash primer vem pronto para uso, não necessitando ser diluído.
A aplicação é feita com pistola de ar com regulagem da pressão do ar ajustada entre 30 e 40 libras, variando de acordo com o fabricante.
Aplica-se de 1 a 2 camadas bem leves , não necessitando puxar muito o gatilho da pistola...isso chamam de "empoeirar" a peça a cada camada. Ela é bem densa e preenche bem algumas falhas da peça.



Aqui já fora aplicadas as duas camadas ou demãos e a cor amarela já é do próprio Wash primer.
Com intervalo de 5 a 10 minutos entre as demãos, fui preparando o Primer PU, que será o próximo passo, para ficar show de bola....tirar as imperfeições que venha a ter.




Agora minhas crianças já estão quase prontas para receber a tinta, que no meu caso optei pelo tradicional, a Prata Lunar, pois não gosto delas brilhantes. 
Falta o lixamento delas com lixas de grãos finos, na manha e com água, para deixá-las aptas a receber a Prata Lunar. Após o lixamento, é necessário utilizar um desengraxante líquido, vendido em lojas especializadas em tintas, para eliminar o pó e gorduras, que pode vir a contaminar a peça só no fato de tocar nelas, provenientes de nossas mãos.
Segue um link de um cara que irá nos apoiar também tirando dúvidas de pintura. Ele conhece muito e é bem atencioso com seus visitantes, o Marcelo Tonella.
Obrigado pela inspiração.





Bom pessoal... Continuando o post sobre pintura em rodas de alumínio, estou publicando as fotos do término do trampo, que foi suado pra caramba, mas saiu satisfatório

                          Essa está pronta para ser pintada na Prata Lunar metálica, e após, o verniz


Essa já foi aplicado uma demão da tinta
Aqui a segunda demão

Vou postar um vídeo que fiz quando estava pintando essa roda, mas o áudio não ficou muito legal, pois o compressor tava ralando. É só uma breve passagem sobre o manuseio da pistola, uma vez que a roda tem uns detalhes que você precisa virar a pistola de um lado para outro, afim de cobrir todos os espaços dela. Isso não permite aquele jato direto, bem cheio, de um lado para o outro, cruzado, como em uma chapa direta. Esse passo só após cobrir todos os espaços da roda. 

Vamos á ele.

Agora um detalhe importante que preciso passar, pois pode comprometer toda a pintura se não for corrigido. Depois de aplicado o primer PU, que nos dá a condição de visualizar e corrigir defeitos, foi visto um resquício de tinta antiga e ficou bem aparente, isso resultado de um lixamento defeituoso. Fora corrigido, porém, como era da tinta antiga, chegou até o alumínio, ficando esse aparente. Para corrigir esse problema, deve-se aplicar o Wash Primer Fundo Fosfatizante na área visível do alumínio, cobrindo-o por completo, lembrando que não pode-se carregar na demão...duas camadas leves, empoeirando, é o suficiente. Após 10/15 minutos, aplicar o fundo PU para corrigir as falhas existentes

As fotos á seguir, já fora finalizadas com verniz, sendo estas o resultado final


                                             

Os pneus precisam de um pretinho agora...rsrsrs


Espero que esse post ajudem vocês á fazerem um trampo legal em suas rodas, economizando uma merreca e se divertindo cuidando das suas crianças chamadas de carros.
Em breve apareço com mais novidades...
Um abraço á todos



23 comentários:

  1. Ótimo post...bastante explicativo

    ResponderExcluir
  2. Legal cara, você poderia indicar uma cor prata mais clara e brilhante que existe?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...essa cor é bem clara...a maquina não ajuda muito e já era final de tarde, dando a impressão de ser escura. Mas a tinta é a Prata Lunar, sendo a mais usada para pintura de rodas de liga leve. O brilho será dado após a aplicação do verniz...Valeu o contato e se tiver dúvidas, dá um salve que tentarei auxiliá-lo.
      Abraço

      Excluir
    2. Pode escolher também a Prata Sirius ou Prata Egito, cores da volkswagem.

      Abç

      Excluir
    3. Ola boa noite ,ficou faltando o custo total dos materias gasto nesse trabalho lindo ok abracos

      Excluir
    4. Boa noite, Guerreiro...desculpe-me a demora em responder...puta correria...mas não me recordo bem os valores, porém posso te assegurar que não passou de 120 conto. O removedor gira em torno de 25$, a tinta 30$, o wash primer da starcar 23$ e o PU universal uns 20$...ai vai as lixas tbm....
      Beleza

      abraço e agradeço a visita

      Marcelo

      Excluir
    5. vc pode ta usando so a baze alumínio que vai da um tom dessas hodas nova dos carro honda

      Excluir
    6. Valeu a dica, parceiro...vou testar em uma proxima vez...as rodas da Honda são show..

      Excluir
  3. Marcelo boa noite ! cara sensacional vc está de parabéns , obrigado pela dia. Adriano Z/L .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guerreiro
      Tenho uns manos na Z/L firmezão....lugar lindo

      Abraço

      Excluir
    2. Olá Marcelo qual primer tu usou depois do Fundo Fosfatizante nas suas rodas? abraço

      Excluir
  4. Gostei muito do seu trabalho rs mais to pensando em fazer isso em uma luminaria que tenho será que vira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo de alumínio, pode-se usar o processo acima que fica show...boa sorte

      Excluir
  5. Cara, mto bom esse tuto seu, to fazendo a reforma da minha tbm, mesmo modelo de rodas (chata demais p/ mexer). Depois que voce aplicou o primer, vc lixou tudo? Com qual lixa? vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro a de 600...depois, pra tirar qualquer pequeno risco e finalizar, usei a 1200...lixa d'agua...obrigado a visita e boa sorte

      Excluir
  6. OPA MERCELO BLZ?,,,,MARÇELO MÁS SE EU USAR DESENGRAXANTE NÃO VAI TIRAR O PRIME PU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...definitivamente não...esse desengraxante só retira impurezas como poeira e a gordura que deixamos com as mãos ao tocar nas partes que tem o fundo...só isso...ele nao age como o thinner ou outros solventes...valeu a visita

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado pela visita Paulo Sergio...desculpe a demora ...abraço

      Excluir
  8. Marcelo Martins, me ajudou muito, obrigado e forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...